Antropologia Feminina Mitologia Feminina

Maria: Mãe de Jesus

Maria: Mãe de Jesus

Maria Mãe de Jesus
Liliboas / Getty Images

Maria, a mãe de Jesus Cristo, era uma jovem, provavelmente com apenas 12 ou 13 anos quando o anjo Gabriel veio até ela. Ela havia ficado noiva recentemente de um carpinteiro chamado Joseph . Mary era uma garota judia comum, ansiosa pelo casamento. De repente, sua vida mudou para sempre.

Maria, Mãe de Jesus

  • Conhecida por: Maria era a mãe do Messias, Jesus Cristo , o Salvador do mundo. Ela era uma serva disposta, confiando em Deus e obedecendo ao seu chamado.
  • Referências Bíblicas : Maria, mãe de Jesus, é mencionada em todos os Evangelhos e em Atos 1:14.
  • Cidade natal : Maria era de Nazaré da Galiléia.
  • Marido : José
  • Parentes : Zacarias e Isabel
  • Crianças: Jesus, Tiago, José, Judas, Simão e filhas
  • Ocupação: Esposa, mãe e dona de casa.

 

Maria na Bíblia

Maria aparece pelo nome nos Evangelhos Sinóticos e no livro de Atos . Lucas contém a maioria das referências a Maria e coloca a maior ênfase em seu papel no plano de Deus.

Maria é mencionada pelo nome na genealogia de Jesus , na anunciação, na visita de Maria a Isabel, no nascimento de Jesus , na visita dos magos , na apresentação de Jesus no templo e na rejeição de Jesus pelo Nazareno. .

Em Atos, ela é referida como “Maria, a mãe de Jesus” (Atos 1:14), onde ela participa da comunidade dos crentes e ora com os apóstolos. O Evangelho de João nunca menciona Maria pelo nome, mas se refere à “mãe de Jesus” no relato do casamento em Caná (João 2:1-11) e de pé perto da cruz na crucificação (João 19:25-27 ).

 

O Chamado de Maria

Temerosa e perturbada, Maria se viu na presença do anjo Gabriel ouvindo seu anúncio. Ela nunca poderia esperar ouvir a notícia mais incrível – que ela teria um filho, e seu filho seria o Messias. Embora não pudesse compreender como conceberia o Salvador, ela respondeu a Deus com humilde fé e obediência.

Embora o chamado de Maria fosse uma grande honra, também exigiria grande sofrimento. Haveria dor no parto e na maternidade, assim como no privilégio de ser a mãe do Messias.

 

Forças de Maria

O anjo disse a Maria em Lucas 1:28 que ela era altamente favorecida por Deus. Esta frase simplesmente significava que Maria havia recebido muita graça ou “favor imerecido” de Deus. Mesmo com o favor de Deus, Maria ainda sofreria muito.

Embora ela fosse altamente honrada como a mãe do Salvador, ela primeiro conheceria a desgraça como mãe solteira. Ela quase perdeu o noivo. Seu amado filho foi rejeitado e cruelmente assassinado. A submissão de Maria ao plano de Deus lhe custaria caro, mas ela estava disposta a ser serva de Deus.

Deus sabia que Maria era uma mulher de rara força. Ela foi o único ser humano a estar com Jesus durante toda a sua vida – desde o nascimento até a morte.

Ela deu à luz a Jesus como seu bebê e o viu morrer como seu Salvador. Maria também conhecia as Escrituras. Quando o anjo apareceu e lhe disse que o bebê seria o Filho de Deus, Maria respondeu: “Sou serva do Senhor… que seja para mim como você disse”. (Lucas 1:38). Ela sabia das profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias.

 

As fraquezas de Maria

Mary era jovem, pobre e mulher. Essas qualidades a tornaram inadequada aos olhos de seu povo para ser usada poderosamente por Deus. Mas Deus viu a confiança e a obediência de Maria. Ele sabia que ela serviria voluntariamente a Deus em um dos chamados mais importantes já dados a um ser humano.

Deus olha para a nossa obediência e confiança – normalmente não para as qualificações que os humanos consideram importantes. Deus muitas vezes usará os candidatos mais improváveis ​​para servi-lo.

 

Lições de vida

Maria estava disposta a submeter sua vida ao plano de Deus, não importava o que lhe custasse. A obediência à vontade do Senhor significava que Maria seria desonrada como mãe solteira. Certamente ela esperava que Joseph se divorciasse dela, ou pior ainda, ele poderia até mandar matá-la por apedrejamento (como a lei permitia).

Maria pode não ter considerado a extensão total de seu sofrimento futuro. Ela pode não ter imaginado a dor de ver seu filho amado carregar o peso do pecado e ter uma morte terrível na cruz. Mas certamente ela sabia que sua vida teria muitos sacrifícios como a mãe do Messias.

Ser escolhido por Deus para um alto chamado requer total comprometimento e disposição para sacrificar tudo por amor e devoção ao Salvador.

 

Pergunta para reflexão

Sou como Maria, disposta a aceitar o plano de Divino custe o que custar? Posso dar um passo adiante e me alegrar com esse plano, como fez Maria, sabendo que me custará caro?

 

Versículos-chave da Bíblia

Lucas 1:38
“Sou serva do Senhor”, respondeu Maria. “Que seja para mim como você disse.” Então o anjo a deixou. (NVI)

Lucas 1:46-50
(Trecho do Cântico de Maria)
E Maria disse:
“Minha alma glorifica ao Senhor
e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador,
pois ele se lembrou
da condição humilde de seu servo.
De agora em diante todas as gerações chama-me bem-aventurado,
porque o Poderoso fez grandes coisas por mim
; santo é o seu nome.
Sua misericórdia se estende aos que o temem,
de geração em geração”.

 

Fonte

  • Maria, Mãe de Jesus. O Dicionário Bíblico Lexham.

Quem é a Virgem Maria?

A Vida e os Milagres da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus

Parma - o afresco da Assunção da Virgem Maria na cúpula lateral da Igreja Chiesa di Santa Cristina por Filippo Maria Galletti (1636-1714).

A Virgem Maria é conhecida por muitos nomes, como a Santíssima Virgem, Mãe Maria, Nossa Senhora, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos , Maria das Dores e Rainha do Universo. Maria serve como padroeira de todos os seres humanos, zelando por eles com cuidado maternal devido ao seu papel de mãe de Jesus Cristo , que os cristãos acreditam ser o salvador do mundo.

Maria é homenageada como mãe espiritual para pessoas de muitas religiões, incluindo muçulmanos , judeus e crentes da Nova Era. Aqui está um perfil biográfico de Maria e um resumo de seus milagres :

 

Vida

Século 1, na área do antigo Império Romano que agora faz parte de Israel, Palestina, Egito e Turquia

 

Dias de festa

1 de janeiro (Maria, Mãe de Deus), 11 de fevereiro (Nossa Senhora de Lourdes), 13 de maio (Nossa Senhora de Fátima), 31 de maio (Visitação da Virgem Maria), 15 de agosto (assunção da Virgem Maria) , 22 de agosto (Reinado de Maria), 8 de setembro (Natividade da Virgem Maria), 8 de dezembro (Festa da Imaculada Conceição ), 12 de dezembro (Nossa Senhora de Guadalupe )

 

padroeiro de

Maria é considerada a padroeira de toda a humanidade, assim como dos grupos que incluem as mães; doadores de sangue; viajantes e aqueles que trabalham na indústria de viagens (como tripulantes de aviões e navios); cozinheiros e trabalhadores da indústria alimentícia; trabalhadores da construção; pessoas que fazem roupas, joias e artigos de decoração; vários lugares e igrejas em todo o mundo; e pessoas que estão buscando a iluminação espiritual.

 

Milagres famosos

As pessoas têm creditado um grande número de milagres a Deus operando através da Virgem Maria. Esses milagres podem ser divididos entre aqueles que foram relatados durante sua vida e aqueles que foram relatados depois.

 

Milagres durante a vida de Maria na Terra

Os católicos acreditam que quando Maria foi concebida, ela estava milagrosamente livre da mancha do pecado original que afetou todas as outras pessoas na história, exceto Jesus Cristo. Essa crença é chamada de milagre da Imaculada Conceição.

Os muçulmanos acreditam que Maria era milagrosamente uma pessoa perfeita desde o momento de sua concepção. O Islam diz que Deus deu a Maria uma graça especial quando a criou para que ela pudesse viver uma vida perfeita.

Todos os cristãos (católicos e protestantes) e muçulmanos acreditam no milagre do nascimento virginal , no qual Maria concebeu Jesus Cristo como virgem, pelo poder do Espírito Santo. A Bíblia registra que Gabriel , o arcanjo da revelação, visitou Maria para informá-la sobre o plano de Deus para ela servir como mãe de Jesus na Terra. Lucas 1:34-35 descreve parte de sua conversa: “‘Como será isso’, perguntou Maria ao anjo, ‘sendo que sou virgem?’ O anjo respondeu: ‘Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Assim, o santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.'”

No Alcorão , a conversa de Maria com o anjo é descrita no capítulo 3 (Ali Imran), versículo 47: “Ela disse: ‘Ó meu Senhor! Como terei um filho se nenhum homem me tocou?’ Ele disse: ‘Mesmo assim: Deus cria o que Ele quer: Quando Ele decreta um plano, Ele apenas diz: ‘Seja’, e é!”

Como os cristãos acreditam que Jesus Cristo era Deus encarnado na terra, eles consideram a gravidez e o nascimento de Maria como parte de um processo milagroso de Deus visitando um planeta em sofrimento para redimi-lo.

Os cristãos católicos e ortodoxos acreditam que Maria foi milagrosamente levada para o céu de uma maneira incomum. Os católicos acreditam no milagre da Assunção, o que significa que Maria não morreu de morte humana natural, mas foi assumida em corpo e alma da Terra para o céu enquanto ainda estava viva.

Os cristãos ortodoxos acreditam no milagre da Dormição, o que significa que Maria morreu naturalmente e sua alma foi para o céu, enquanto seu corpo permaneceu na Terra por três dias antes de ser ressuscitado e levado ao céu.

 

Milagres após a vida de Maria na Terra

As pessoas têm relatado muitos milagres acontecendo através de Maria desde que ela foi para o céu. Isso inclui uma miríade de aparições marianas, que são momentos em que os crentes dizem que Maria apareceu milagrosamente na Terra para entregar mensagens para encorajar as pessoas a acreditar em Deus, chamá-las ao arrependimento e curar as pessoas.

Aparições famosas de Maria incluem aquelas que foram registradas em Lourdes, França; Fátima, Portugal; Akita , Japão; Guadalupe , México; Knock, Irlanda; Medjugorje, Bósnia-Herzegovina; Kibeho, Ruanda; e Zeitoun , Egipto.

 

Biografia

Maria nasceu em uma família judia devota na Galiléia (agora parte de Israel) quando fazia parte do antigo Império Romano. Seus pais eram São Joaquim e Santa Ana , a quem a tradição católica diz que anjos visitaram separadamente para informá-los de que Ana estava esperando Maria. Os pais de Mary a dedicaram a Deus em um templo judaico quando ela tinha três anos.

Quando Maria tinha cerca de 12 ou 13 anos, acreditam os historiadores, ela estava noiva de José, um judeu devoto. Foi durante o noivado de Maria que ela aprendeu, por meio de uma visita angelical , os planos que Deus tinha para ela servir como mãe de Jesus Cristo na Terra. Maria respondeu com fiel obediência ao plano de Deus, apesar dos desafios pessoais que lhe apresentava.

Quando a prima de Maria Isabel (mãe do profeta João Batista) elogiou Maria por sua fé, Maria fez um discurso que se tornou uma famosa canção cantada nos cultos, o Magnificat, que a Bíblia registra em Lucas 1:46-55: “ E Maria disse: ‘Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, pois ele se lembrou da condição humilde de seu servo. De agora em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas por mim – santo é o seu nome. Sua misericórdia se estende aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou feitos poderosos com seu braço; ele dispersou aqueles que são orgulhosos em seus pensamentos mais íntimos. Ele derrubou governantes de seus tronos, mas elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, mas despediu vazios os ricos. Ele ajudou seu servo Israel,

Maria e José criaram Jesus Cristo, assim como outras crianças, “irmãos” e “irmãs” que a Bíblia menciona em Mateus capítulo 13. Os cristãos protestantes pensam que essas crianças eram filhos de Maria e José, nascidos naturalmente depois que Jesus nasceu e Maria e Maria Joseph então consumado seu casamento. Mas os católicos pensam que eram primos ou enteados de Maria do casamento anterior de José com uma mulher que morreu antes de ele ficar noivo de Maria. Os católicos dizem que Maria permaneceu virgem durante toda a sua vida.

A Bíblia registra muitos casos de Maria com Jesus Cristo durante sua vida, incluindo um momento em que ela e José o perderam de vista e encontraram Jesus ensinando as pessoas em um templo quando ele tinha 12 anos (Lucas capítulo 2), e quando o vinho acabou em um casamento, e ela pediu ao filho que transformasse água em vinho para ajudar o anfitrião (João capítulo 2). Maria estava perto da cruz quando Jesus morreu nela pelos pecados do mundo (João capítulo 19). Imediatamente após a ressurreição e ascensão de Jesus ao céu , a Bíblia menciona em Atos 1:14 que Maria orou junto com os apóstolos e outros.

Antes de Jesus Cristo morrer na cruz, ele pediu ao apóstolo João que cuidasse de Maria pelo resto de sua vida. Muitos historiadores acreditam que Maria mais tarde se mudou para a antiga cidade de Éfeso (que agora faz parte da Turquia) junto com João, e terminou sua vida terrena lá.

Nossa Senhora do Carmo será homenageada na Igreja e Convento do Carmo (Pelourinho) | Arquidiocese de São Salvador da Bahia

A Virgem Maria morreu antes da Assunção?

Abadia da Cripta da Dormição
Pascal Deloche / Getty Images

A assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria ao céu no final de sua vida terrena não é uma doutrina complicada, mas uma questão é uma fonte frequente de debate: Maria morreu antes de ser assumida, corpo e alma, no céu?

A resposta tradicional

Desde as primeiras tradições cristãs em torno da Assunção, a resposta para a questão de saber se a Santíssima Virgem morreu como todos os homens tem sido “sim”. A festa da Assunção foi celebrada pela primeira vez no século VI no Oriente cristão, onde era conhecida como a Dormição da Santíssima Theotokos (a Mãe de Deus). Até hoje, entre os cristãos orientais, tanto católicos quanto ortodoxos, as tradições que cercam a Dormição são baseadas em um documento do século IV chamado ” O relato de São João, o Teólogo do Adormecimento da Santa Mãe de Deus “. ( Dormição significa “adormecer”).

 

O “Adormecimento” da Santa Mãe de Deus

Esse documento, escrito na voz de São João Evangelista (a quem Cristo, na Cruz, confiou os cuidados de sua mãe), narra como o Arcanjo Gabriel veio a Maria enquanto ela rezava no Santo Sepulcro (o túmulo em que Cristo foi colocado na Sexta-feira Santa , e da qual Ele ressuscitou no Domingo de Páscoa ). Gabriel disse à Santíssima Virgem que sua vida terrena havia chegado ao fim, e ela decidiu retornar a Belém para encontrar sua morte.

Todos os apóstolos, tendo sido arrebatados pelas nuvens pelo Espírito Santo, foram transportados para Belém para estar com Maria em seus últimos dias. Juntos, eles carregaram sua cama (novamente, com a ajuda do Espírito Santo) para sua casa em Jerusalém, onde, no domingo seguinte, Cristo lhe apareceu e lhe disse para não temer. Enquanto Pedro cantava um hino,

O rosto da mãe do Senhor brilhou mais do que a luz, e ela se levantou e abençoou cada um dos apóstolos com sua própria mão, e todos deram glória a Deus; e o Senhor estendeu as mãos imaculadas e recebeu a sua alma santa e irrepreensível. E Pedro, e eu João, e Paulo, e Tomé, corremos e embrulhamos seus preciosos pés para a consagração; e os doze apóstolos colocaram seu precioso e santo corpo em um leito e o carregaram.

Os apóstolos levaram o leito com o corpo de Maria para o Jardim do Getsêmani, onde colocaram seu corpo em um novo túmulo:

E eis que um perfume de cheiro suave saiu do santo sepulcro de Nossa Senhora, a mãe de Deus; e por três dias se ouviram vozes de anjos invisíveis glorificando a Cristo nosso Deus, que dela havia nascido. E quando o terceiro dia terminou, as vozes não foram mais ouvidas; e desde então todos sabiam que seu corpo imaculado e precioso havia sido transferido para o paraíso.

“O Adormecimento da Santa Mãe de Deus” é o documento escrito mais antigo que descreve o fim da vida de Maria e, como podemos ver, indica que Maria morreu antes de seu corpo ser levado ao céu.

 

A Mesma Tradição, Oriente e Ocidente

As primeiras versões latinas da história da Assunção, escritas alguns séculos depois, diferem em certos detalhes, mas concordam que Maria morreu e Cristo recebeu sua alma; que os apóstolos sepultaram seu corpo; e que o corpo de Maria foi levado ao céu do túmulo.

Que nenhum desses documentos tenha o peso das Escrituras não importa; o que importa é que eles nos digam o que os cristãos, tanto no Oriente como no Ocidente, acreditavam ter acontecido com Maria no final de sua vida. Ao contrário do profeta Elias, que foi arrebatado por uma carruagem de fogo e levado ao céu ainda vivo, a Virgem Maria (de acordo com essas tradições) morreu naturalmente, e então sua alma foi reunida com seu corpo na Assunção. (Seu corpo, todos os documentos concordam, permaneceu incorrupto entre sua morte e sua Assunção.)

 

Pio Xii sobre a morte e assunção de Maria

Enquanto os cristãos orientais mantiveram viva essa tradição primitiva em torno da Assunção, os cristãos ocidentais perderam o contato com eles. Alguns, ouvindo a Assunção descrita pelo termo oriental dormition , assumem incorretamente que “adormecer” significa que Maria foi assumida ao céu antes que pudesse morrer. Mas o Papa Pio XII, em Munificentissimus Deus , sua declaração de 1º de novembro de 1950 do dogma da Assunção de Maria, cita antigos textos litúrgicos do Oriente e do Ocidente, bem como os escritos dos Padres da Igreja, todos indicando que o Beato Virgin morreu antes que seu corpo fosse levado ao céu. Pio ecoa essa tradição em suas próprias palavras:

esta festa mostra não apenas que o corpo morto da Bem-Aventurada Virgem Maria permaneceu incorrupto, mas que ela obteve um triunfo da morte, sua glorificação celestial a exemplo de seu Filho unigênito, Jesus Cristo. . .

 

A morte de Maria não é uma questão de fé

Ainda assim, o dogma, como Pio XII o definiu, deixa em aberto a questão de saber se a Virgem Maria morreu. O que os católicos devem acreditar é

que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida em corpo e alma na glória celestial.

“[Ter] completado o curso de sua vida terrena” é ambíguo; permite a possibilidade de que Maria não tenha morrido antes de sua Assunção. Em outras palavras, enquanto a tradição sempre indicou que Maria morreu, os católicos não são obrigados, pelo menos pela definição do dogma, a acreditar nisso.

A Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria

Um antegozo de nossa própria ressurreição

A Dormição, Anunciação Igreja Católica Bizantina, Homer Glen, IL. (Foto © Scott P. Richert)
Um ícone da Santa Dormição da Mãe de Deus, escrito pelo Pe. Thomas Loya, na Anunciação da Igreja Católica Bizantina Mãe de Deus em Homer Glen, IL. © Scott P. Richert

Celebrada todos os anos em 15 de agosto, a Festa da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria comemora a morte de Maria e sua assunção corporal ao céu, antes que seu corpo pudesse começar a se decompor – um antegozo de nossa própria ressurreição corporal no final dos tempos. Porque significa a passagem da Santíssima Virgem para a vida eterna, é a mais importante de todas as festas marianas, além de ser um dia santo de guarda .

 

Fatos rápidos

  • Data: 15 de agosto
  • Tipo de Festa: Solenidade, Dia Santo de Obrigação .
  • Leituras: Apocalipse 11:19a, 12:1-6a, 10ab; Salmo 45:10, 11, 12, 16; 1 Coríntios 15:20-27; Lucas 1:39-56
  • Oração: Ave Maria
  • Outros nomes para a festa: A Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria; a Assunção de Maria ao Céu; a Dormição da Theotokos; o Adormecimento da Bem-Aventurada Virgem Maria

 

História da Assunção

A Festa da Assunção é um dos dias santos mais antigos da Igreja, com relatos de celebrações que remontam ao século VI. Os cristãos do Oriente, tanto católicos como ortodoxos, referem-se a ela como a Festa da Dormição da Theotokos, ou “o adormecimento da Mãe de Deus”. A mais antiga referência impressa à crença de que o corpo de Maria foi elevado ao céu data do século IV, em um documento intitulado “O Adormecimento da Santa Mãe de Deus”. O documento está escrito na voz do apóstolo João , a quem Cristo na Cruz confiou os cuidados de sua mãe, e relata a morte, o jazimento e a assunção da Santíssima Virgem. A tradição coloca a morte de Maria em Jerusalém ou em Éfeso, onde João vivia.

 

Uma crença oficial

Em 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, exercendo a infalibilidade papal , declarou em uma constituição apostólica conhecida como Munificentissimus Deus que é dogma da Igreja “que a Imaculada Mãe de Deus , a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida em corpo e alma para a glória celestial”. Como dogma, a Assunção é uma crença obrigatória de todos os católicos. Qualquer um que discorde publicamente do dogma, declarou o Papa Pio, “se afastou completamente da fé divina e católica”.

Embora os membros da Igreja Ortodoxa Oriental acreditem na Dormição, eles se opõem à definição papal do dogma, considerando-a desnecessária, uma vez que a crença na assunção corporal de Maria, segundo a tradição, remonta aos tempos apostólicos.

 

Maria morreu antes da Assunção?

Esta é uma questão de debate . Alguns acreditam que Maria realmente morreu, como todos os humanos, e então foi transportada para o céu. Outros ainda acreditam que ela simplesmente “completou o curso de sua vida terrena”, o que deixa aberta a possibilidade de que ela tenha ascendido ao céu antes de realmente morrer. O Papa Pio XII, no texto que explica sua definição do dogma da Assunção, refere-se repetidamente à morte da Santíssima Virgem antes de sua Assunção, e a tradição consistente no Oriente e no Ocidente sustenta que Maria morreu antes de ser assumida ao céu . No entanto, uma vez que a definição da Assunção é omissa sobre esta questão, os católicos não são obrigados por dogma a acreditar que Maria morreu ou não antes de sua Assunção. Eles devem apenas acreditar na própria Assunção.

Similar Posts