Antropologia Feminina Espiritualidade Informações Essenciais Mitologia Feminina Para Práticas e Estudos do Caminho Sagrado Feminino

Theotokos – Maria como a ‘Mãe de Deus’

Theotokos

Um ícone russo do século 18, retratando vários tipos de ícones Theotokos

Theotokos ( / ˌ θ i ə t ɒ k ə s / ; grego : Θεοτόκος, transliterado (grego) Theotókos, tradução (sírio-aramaico): , transliterado (sírio): Yoldath Alloho) é o grego título de Maria , a mãe de Jesus usado especialmente no Ortodoxa Oriental , Ortodoxa Oriental , e Igrejas Orientais Católicas . As suas traduções para o inglês literais incluem “portadora de Deus”, “Nascimento Doador de Deus” e “aquele que dá a luz a Deus.” Traduções literais Menos incluem “Mãe de Deus”.

O uso deste termo antigo é enfatizado nas igrejas de tradição siríaca que têm vindo a utilizar este título em suas liturgias antigas por séculos. A anáfora de Addai e Mari (século 3) [1] [2] ea Liturgia de São Tiago Just (60 dC) . [3] [4]

Os católicos romanos e anglicanos usar o título de “Mãe de Deus” com mais freqüência do que “Theotokos”. O Concílio de Éfeso , em 431 decretou que Maria é Mãe de Deus porque seu filho Jesus é Deus e homem:. uma Pessoa divina com duas naturezas (divina e humana) intimamente, hipostaticamente unidos [5] [6]

Etimologia e uso 

Theotokos de Kazan

Theotokos é um composto de duas palavras gregas, Θεός Deus e parto τόκος, o parto. Literalmente, isso se traduz comoportadora de Deus ou aquele que dá a luz a Deus; historiador Jaroslav Pelikan traduzido mais precisamente como “aquele que dá a luz a quem é Deus”. [7] No entanto, uma vez que muitos de língua Inglês Ortodoxa encontrar essa tradução literal desajeitada, emlitúrgico uso, Theotokos é muitas vezes deixada sem tradução, ou parafraseado como Mãe de Deus. . Este último título é a tradução literal de um título distinto, em grego, Μήτηρ του Θεού (translit. metro tou Theou) Mãe de Deus também se traduz com precisão as palavras gregas Θεομήτωρ (translit. Theomētor; também escrito Θεομήτηρ, translit Theomētēr.) E Μητρόθεος (translit.Mētrotheos), que são encontrados em textos patrísticos e litúrgicos, por exemplo,

… [80] περιφανῶς ἡ ἱερὰ θεομήτωρ ἐξετέλει … [109] ἐκφαντικώτατά σε τὴν θεοτόκον προσημαίνουσαν … [8]

O termo Inglês Mãe de Deus é usado principalmente como uma tradução imprecisa da Theotokos, e frequentemente requer explicação. [9] melhor fonte necessário ] O outro uso principal da Mãe de Deus tem sido como a tradução precisa e literal de Μήτηρ Θεού, um termo grego que tem um uso estabelecido própria em ortodoxa tradicional e escrita teológica católica, hinografia e iconografia. Em uma forma abreviada ΜΡ ΘΥ que muitas vezes é encontrado em orientais ícones (veja a ilustração acima), onde é usado para identificar Mary.

Dentro do ortodoxo e tradição católica, Mãe de Deus, não foi compreendida, nem a intenção de ser entendido, como se referindo a Maria como Mãe de Deus desde toda a eternidade – ou seja, como Mãe de Deus, o Pai – mas apenas com referência ao nascimento de Jesus , isto é, a Encarnação . Esta limitação no sentido da Mãe de Deus deve ser entendido pela pessoa que emprega o termo. Para torná-lo explícito, às vezes é traduzida Mãe de Deus Encarnado. [10]

No entanto, aqueles que estão lendo ou ouvindo a frase Inglês Mãe de Deus como uma tradução de um texto grego não pode – a menos que eles sabem o texto grego em questão, ou obter informações adicionais – saber se a frase é uma tradução literal de Μήτηρ Θεού ou uma prestação imprecisa de Θεοτόκος ou um de seus equivalentes latinos ou equivalentes em outras línguas.

Theotokos exclui especificamente a compreensão de Maria como Mãe de Deus, no sentido eterno. Os cristãos acreditam que Deus é a causa de tudo, com origem nem de origem, e, portanto, sem uma mãe ou pai, ou qualquer relação com exceção de que éhomoousian a Ele: apenas as pessoas da Santíssima Trindade . Ele é ontologicamente separado de todos os outros seres, como Criador para a criação. Isto está em contraste com a clássica religião greco-romana em particular, onde um número de deusasaparecem como as mães físicas de outras divindades que foram considerados deuses em seu próprio direito (cf. politeísmo ).

Por outro lado, a maioria dos cristãos acreditam que Deus, o Filho é nascido de Deus, o Pai “de toda a eternidade “(ver Trindade eCredo de Nicéia ), mas é nascido “no tempo” de Maria. Theotokos refere-se, assim, para a Encarnação , quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade assumiu a natureza humana, além de sua natureza divina pré-existente, esta sendo possível graças à cooperação de Maria.

Embora os cristãos tradicionais entender Jesus Cristo como tanto plenamente Deus e plenamente humano, só ortodoxos e católicos (por exemplo, anglicanos , ortodoxos orientais , orientais ortodoxos , luteranos , católicos velhos , os católicos romanos ) chamar Maria Theotokos. O Concílio de Éfeso decretou, em oposição a aqueles que negavam Maria Theotokos título (“aquele que dá a luz a Deus”), mas a chamou Christotokos (“aquele que dá a luz a Cristo”), que Maria é Mãe de Deus porque seu filho Jesus é uma pessoa que é ao mesmo tempo Deus e homem, divino e humano. [5] [6] Cirilo de Alexandria , escreveu: “Surpreende-me que há alguns que são totalmente em dúvida se a Virgem santa deve ser chamada Theotokos ou não. Porque, se nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, como está a Virgem santa que deu [Ele] nascimento, não [Theotokos]? ” (Epístola 1, aos monges do Egito, PG77:13 B). Assim, o significado da Theotokos reside mais no que ele diz sobre Jesus do que qualquer declaração a respeito de Maria, de acordo com esta doutrina católica.

Dentro do ensino doutrinário ortodoxo na economia da salvação, a identidade de Maria, papel e status como Theotokos é reconhecido como indispensável, e é por esta razão formalmente definida como oficial dogma . A única outra mariológica ensino assim definido é o de sua virgindade. Ambos os ensinamentos têm uma influência sobre a identidade de Jesus Cristo. Por outro lado, alguns outros marianas crenças que não têm relação direta com a doutrina sobre a pessoa de Jesus (por exemplo, sua impecabilidade, as circunstâncias que rodearam a sua concepção e nascimento , sua apresentação no templo , ela continua a virgindade após o nascimento de Jesus, e sua morte ), que são ensinados e acreditaram pela Igreja Ortodoxa (sendo expressa na liturgia da Igreja e os escritos patrísticos), são, no entanto, não formalmente definida pela Igreja, ea crença em si não é uma pré-condição para o batismo. carece de fontes? ]

Use na Igreja cristã primitiva [ editar ]

Orígenes (m. 254) é frequentemente citado como o primeiro autor a usar Theotokos por Mary (Sócrates, História Eclesiástica 7.32 citando Comentário de Orígenes sobre Romanos), mas o texto sobre o qual esta afirmação se baseia pode não ser verdadeira.

Atanásio de Alexandria em 330, Gregório, o Teólogo , em 370, João Crisóstomo , em 400, e Agostinho todos Theotokos usados. [11]

Praesidium tuum Sub , um copta ortodoxa hino namorar aproximadamente ao ano 250, refere-se a Maria como a Theotokos. [12]

Terceiro Concílio Ecumênico [ editar ]

Uma série de artigos sobre
Mary-header.svg
Mãe de Jesus
Cronologia
  • Apresentação de Maria
  • Anunciação
  • Visitação
  • Nascimento virginal
  • Natal
  • Apresentação de Jesus no Templo
  • Fuga para o Egito
  • Encontrar no Templo
  • Cana
  • Crucificação
  • Ressurreição
  • Pentecostes
Perspectivas marianas
  • Católico
  • Ortodoxa
  • Protestante
  • Anglicano
  • Luterano
  • Ecumênico (Christian)
  • Islâmico
Católica Mariologia
  • Mariologia
  • História
  • Ensinamentos papais
  • Saints
Dogmas e doutrinas
  • Theotokos: Mãe de Deus
  • Suposição
  • Imaculada Conceição
  • Virgindade perpétua
Maria na cultura
  • Arte
  • Dias de festa
  • Hinos
  • Música
  • Santuários
  • Títulos
  • v
  • t
  • e

O uso de Theotokos foi formalmente afirmado no Terceiro Conselho Ecumênico realizado em Éfeso , em 431. A visão concorrente, defendida pelo Patriarca Nestório de Constantinopla, era que Maria deve ser chamado Christotokos, que significa “nascimento-doador de Cristo”, para restringir seu papel para a mãe da humanidade de Cristo e não apenas sua natureza divina.

Adversários Nestório, liderados por Cirilo de Alexandria , considerado este como dividindo Jesus em duas pessoas distintas, o ser humano que era o Filho de Maria, e do divino que não era. Para eles, isso era inaceitável, pois destruindo a união perfeita entre as naturezas divina e humana em Cristo, ele sabotou a plenitude da Encarnação e, por extensão, a salvação da humanidade. O Conselho aceitou a argumentação de Cirilo, afirmou a Theotokos de título para Maria, e anathematised vista Nestório como heresia . (Veja Nestorianismo )

Em cartas a Nestório, que foram posteriormente incluído entre os documentos conciliares, Cyril explicou sua doutrina. Ele observou que “os santos padres … se aventuraram para chamar a Virgem Santíssima Mãe de Deus, não como se a natureza daPalavra ou a sua divindade recebeu no início de sua existência desde a Virgem santa, mas porque dela nasceu o seu santo corpo , racionalmente dotado de uma alma, com a qual [o corpo] o Verbo se unidos segundo a hipóstase , e disse ter sido gerado segundo a carne “(segunda carta de Cirilo a Nestório).

Explicando sua rejeição do título preferido Nestório por Mary (Christotokos), Cirilo escreveu: “Confessar a Palavra de estar unidos com a carne de acordo com a hipóstase, nós adoramos um Filho e Senhor, Jesus Cristo Nós não dividimos ele em partes e. o separe o homem e Deus, como se eles estavam unidos uns com os outros [somente] através de uma unidade de dignidade e autoridade … nem nós nomear separadamente Cristo, a Palavra de Deus, e de forma semelhante, em separado, um outro Cristo a partir da mulher, mas sabemos apenas um Cristo, a Palavra de Deus, o Pai, com a sua própria carne … Mas nós não dizemos que a Palavra de Deus habitou como em um ser humano comum nasceu da virgem santa … nós entendemos que, quando se tornou carne, nem da mesma forma como ele é dito para habitar entre os santos podemos distinguir a forma da habitação, mas ele estava unido por natureza e não se transformou em carne … Há, então, um só Cristo e Filho e Senhor , não com o tipo de conjunção que um ser humano pode ter com Deus como em uma unidade de dignidade ou autoridade; para a igualdade de honra não unir naturezas. Para Pedro e João eram iguais uns aos outros em honra, ambos sendo santos apóstolos e discípulos, mas os dois não eram um só. Tampouco entendemos a maneira de conjunto a ser um dos justaposição, por isso é insuficiente em relação à união natural …. Pelo contrário, rejeitamos o termo “conjunto” como sendo inadequada para expressar a união … [T] ele santo virgem deu à luz na carne a Deus unida com a carne de acordo com a hipóstase, por isso que chamamos de seus Theotokos … Se alguém não confessar que Emmanuel é, na verdade, Deus, e, portanto, que a santa virgem é Theotokos (para ela deu de uma maneira carnal a Palavra de Deus se fez carne), seja anátema. “(terceira carta de Cirilo a Nestório)

Hinos [ editar ]

Ver artigo principal: Hinos a Maria

Theotokos é frequentemente usado em hinos a Maria no Ortodoxa , Católica Oriental e ortodoxos orientais igrejas. O mais comum é Axion Estin (É realmente cumprir), que é utilizado em quase todos os serviços.

Outros exemplos incluem Sob tua compaixão que data do século III, a Ave Maria em sua forma de Leste, e toda a criação se alegra, que substitui Axion Estin naDivina Liturgia no domingo de Quaresma .

Solenidade [ editar ]

Ver artigo principal: Solenidade de Maria, Mãe de Deus

Na Igreja Católica Romana, a solenidade de Maria como Mãe de Deus (Theotokos) é comemorado em 01 de janeiro, no mesmo dia que o Octave de Natal. Sua maternidade foi comemorado em 11 de outubro em versões pré-1970 do Calendário Romano Geral , que alguns católicos tradicionais ainda observar.

Esta solenidade vem de cerca de 500 dC e foi originalmente celebrada nas Igrejas Orientais.

Ícones [ editar ]

  • Panachranta Theotokos , iluminação da Gertrude Saltério .

  • Mãe de Deus, ícone mosaico, Hagia Sophia

  • Os Iveron Theotokos(Iverskaya), um do século 11 ícone russobaseado no século 10-Hodegetria tipo, Iviron Mosteiro , Monte Athos .

  • Theotokos Panachrantade Svensky Mosteiro , por São Alypios de Kiev

  • Blachernae Ícone da Theotokos

  • Nossa Senhora Derzhavnaya

     

    Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

     

    Qual é o significado do título de Maria: Mãe de Deus? 

    Theotokos deriva dos termos gregos: Theos / “Deus”; tiktein / ‘dar à luz’. Maria é a Mãe de Deus, aquele que deu a luz a Deus. Esta palavra resume o significado da frase de Lucas: ‘Mãe do Senhor “(Lc 1:43) e representa um contraponto ao ensino de João que o” Verbo se fez carne “(Jo 1:14). Normalmente, o termo <emtheotokos< em=””>é traduzido para o Inglês como “Mãe de Deus”. No entanto, os cristãos de língua grega também usou o medidor Theiou equivalente. Esta última forma oferece uma visão mais abrangente da maternidade de Maria, de acordo com um ponto de vista personalista. 

    O título, Mãe de Deus, parece ter sido usado pela primeira vez na prática litúrgica e devocional dos cristãos no Egito. Ele aparece em uma antiga oração, Sub Tuum Praesidium, que remonta ao século III. Houve alguma controvérsia sobre o uso deste título desde a deusa pagã, Isis, era conhecido como Mãe de Deus. No entanto, existem diferenças radicais entre os mitos sobre nascimentos divinos para deusas pagãs (por exemplo, Ísis, mãe de Horus) e os relatos evangélicos da encarnação de Jesus em Maria. Por exemplo, os Evangelhos retratam Jesus como concebido por Maria no Espírito enquanto mitos pagãos retratar a concepção de deuses em paixão e removido do destino misterioso da Encarnação. 

    No entanto, o título, a Mãe de Deus, foi usado em uma fórmula de credo Alexandria. Quando questionada em 322, o Patriarca de Alexandria Pedro defendeu sua legitimidade. O uso do título, Theotokos foi formalmente sancionada pelo Concílio Ecumênico de Éfeso, em 431. A Igreja declarou que as naturezas divina e humana estavam unidos na pessoa de Jesus, o filho de Maria. Assim, Maria pode ser chamada Mãe de Deus, uma vez que o filho que ela deu à luz segundo a carne, Jesus, é verdadeiramente uma das pessoas divinas da Trindade. Este título mariano é realmente uma declaração cristológica, que afirma que a segunda pessoa da Trindade, que nasceu para a história como plenamente humano, é realmente ‘Deus conosco’.

    Fonte: http://campus.udayton.edu/mary/questions/

     

    …..Na polêmica nestoriana, chegou-se em a uma decisão contra Nestório, afirmando que Maria não só era a mãe de Cristo, mas
    também a mãe de Deus, e em fins do século IV surgiu um culto de Maria, a quem os
    homens se dirigiam e a quem rezavam. Aproximadamente na mesma época a representação
    de Maria nas artes plásticas também começou a desempenhar um papel destacado, e cada vez maior. Os séculos posteriores atribuíram sempre mais destaque à mãe de Deus, e seu
    culto tornou-se mais exuberante e geral. Ergueram-se altares a ela, e suas imagens eram
    mostradas em tôda parte. De beneficiária da graça, ela passou a conceder graças.
    Maria e o menino Jesus tornaram-se o símbolo da Idade Média Católica.
    A plena significação da fantasia coletiva da Madona só se torna clara através dos resultados
    das investigações psicanalíticas clínicas.

    A ligação entre o culto de Maria e o culto das divindades maternais pagãs já foi
    examinada numerosas vêzes. Um exemPlo particularmente claro disso está nas
    Coliridianas, que, como sacerdotisas de Maria, carregam os doces na procissão solene, no
    dia consagrado a ela, tal como no culto da rainha canaanita do céu, mencionado por
    Jeremias. Cf Rbsch (Th. St. K., 1888, págs. 278 e segs.), que interpreta o doce ou bólo
    como um símbolo fálico e vê na adoração de Maria pelas Colilidianas uma manifestação
    idêntica à da Astarde oriental-fenícia.

    Fonte: ERICH FROMM : O DOGMA DE CRISTO E OUTROS ENSAIOS SOBRE RELIGIÃO, PSICOLOGIA E CULTURA

Similar Posts